Conforme as crianças pequenas estabelecem relacionamentos e desenvolvem habilidades sociais, elas adiquirem idéias sobre o que significa a amizade. O trabalho de Robert Selman e seus colaboradores (1981; com Jaquette, 1978) sugere que as idéias da criança sobre amizade passam por duas fases. Crianças pequenas (de 3 a 5 anos de idade em diante) percebem os companheiros principalmente como "parceiros físicos momentâneos". Como as atividades em comum tendem a ser importantes, as crianças são atraídas para outras crianças que se comportam de maneira semelhante, embora a personalidade delas possa ser muito diferente (Furman & Bierman, 1984).
Quando as crianças chegam aos 11 ou 12 anos de idade, elas vêm as amizades da mesma forma que os adultos: como relacionamentos esses que evoluem e proporcionam intimidade e compartilhamento mútuos. Há, porém, diferenças sexuais notáveis. Mesmo quando adultos, muitos homens não se sentem à vontade para revelar sentimentos pessoais, e suas amizades tendem a ser menos íntimas e emocionalmente menos envolventes (Hays, 1985; Smollar & Youniss, 1982).
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