Dicas

 
Educação na medida certa ( de 0 a 3 anos)


Até 1 ano de idade
1) Saiba usar o "não" de maneira suave, porém firme. E não retroceda jamais.
2) Priorize a educação que tem como meta afastar a criança de perigos físicos, como tomadas, objetos pontiagudos e aparelhos elétricos, por exemplo.
3)Quando seu filho começar a engatinhar, observe até onde ele vai e alcança,e diga com firmeza,mas com carinho,"não pode",se for o caso.
Até 2 anos de idade
Segundo a psicopedagoga Maria Irene Maluf, a partir do primeiro ano de vida, a criança já entende melhor as palavras. "Porém, ela testa mais seus domínios e limites", diz. Por isso as regras sobre o que é ou não proibido continuam, mas com algumas adições.
1) Estabeleça pequenas normas e trocas, como por exemplo: ganhar uma estrelinha quando se tem um bom comportamento, por exemplo. Ao completar uma cartela com 10 estrelinhas,é hora de escolher um prêmio. Uma outra dica é: se o seu filho conseguir almoçar direitinho, ou tomar banho na hora certa, ao completar a meta(cartela) dê como prêmio um sorvete, uma bala, um passeio ...
2) Nunca troque drásticamente os horarios combinados, a rotina ajuda no aprendizado.
Até 3 anos de idade
1) Use as regras básicas de disciplina, tente fazê-la visualizar o que não pode. Com cartazes ou com atitude dos irmãos, por exemplo.
2) Faça um acordo com a criança, sempre observando quem tem razão. Por exemplo, se ela se recusa a ir a uma festa de família, e você acha que o melhor é respeitar o desejo dela, então o faça.No entanto, diga que esse tipo de comportamento não está certo, e que, quando ela estiver legal, irá a festa com vocês. Insista na conversa e mostre á criança qual o comportamento desejado, como respeitar as pessoas e não gritar para conseguir o que quer, ensinando que ela fica mais feliz quando não tem esse tipo de postura.Além disso, elogie caso demostre ter assimilado o que se espera dela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário